Prodanov abre Seminário de Biodegradação de Materiais na Feevale | Universidade Feevale

Prodanov abre Seminário de Biodegradação de Materiais na Feevale

15/09/2014 - Atualizado 17h14min
Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico destacou a importância da temática degradação de materiais e o ciclo de vida de produtos

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) do Estado, Cleber Prodanov, abriu o segundo Seminário de Biodegradação de Materiais da Universidade Feevale. O evento, que teve início na quinta-feira, 11 de setembro, e segue até esta sexta-feira, 12, visa ampliar o debate de temas como degradação de materiais e o ciclo de vida de produtos.

“Chegarmos a este nível de debate, conhecimento e desenvolvimento do projeto é extremamente relevante para nós, pois permite expandir a transferência da tecnologia para a sociedade”, disse Prodanov. E acrescentou: “O aporte financeiro disponibilizado proporciona uma expansão dos estudos sobre a reciclagem e degradação e uma maior divulgação dos resultados à sociedade, como está ocorrendo nesta segunda edição do seminário”.

A iniciativa foi originada no projeto Reciclagem e avaliação da degradação de resíduos da indústria de calçados, que é desenvolvido pela Universidade em parceria com a Scit, através do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos. O convênio foi assinado em dezembro de 2012, gerando um repasse de mais de R$ 450 mil.

O Seminário Biodegradação de Materiais conta com o apoio Abicalçados, Assintecal, Ecocitrus, Quinta da Estância, Requinte e Sabor e Instituto By Brasil, e tem como patrocinadores a Pebrsul, CRQ, Ecosysten e Dass. Na programação, que se estende ao longo desta quinta e sexta-feira, palestras dos professores Dra. Vanusca Jahno e Dra. Liane Bianchin (Feevale), Dra. Lia Buarque de Macedo Guimarães (UFRGS), Drª Patrícia Alves da Silva e Me. André Luis Catto (Senai – Cetepo), Me. Alessandra Lemos (Artecola, Dr. Eduardo Luis Schneider, Dr. Markus Wilimzig (IBTec), Renato Konrath (Seta AS), Me. Danielle Paula Martins (Feevale), Bruna Santarem (Ecocitrus) e o pesq. Dr. Hernane da Silva Barud (Uniara/Unesp).

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.