Magna Sperb lança catálogo da exposição Pele e Sombra | Universidade Feevale

Magna Sperb lança catálogo da exposição Pele e Sombra

A artista, pós-graduada pela Feevale, realiza visita mediada, conversa aberta com o público e sessão de autógrafos nesta quarta, no MARGS. A entrada é franca

09/04/2019 - Atualizado 11h41min

Nesta quarta-feira, 10 de abril, a partir das 17h, a artista visual Magna Sperb, que é pós-graduada em Poéticas Visuais e Processos Híbridos pela Universidade Feevale, lança o catálogo da exposição Magna Sperb / Pele e Sombra, atualmente em cartaz no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS. O evento de lançamento inclui visita mediada pela artista à exposição e um bate-papo sobre seu processo de criação, acompanhado pelo curador André Venzon. A entrada é franca e, na ocasião, o catálogo será vendido na loja do MARGS a R$ 20,00.

Com 64 páginas, o catálogo apresenta a exposição Magna Sperb / Pele e Sombra, com textos de André Venzon, Paulo Amaral (ex-diretor do MARGS 2015-2018 e atual presidente do IBRAM), Renato Rosa (coautor do Dicionário de Artes Plásticas do RS) e Felipe Caldas (doutor em História, Teoria e Crítica da Arte). As imagens são de Nilton Santolin e Denise Wichmann. O projeto gráfico é de Vitor Rolim Mesquita, da Pubblicato.

Sobre a exposição

Com curadoria de André Venzon, a exposição Magna Sperb / Pele e Sombra – que fica em cartaz no MARGS até o dia 12 de maio – apresenta 15 esculturas em aço carbono oxidado, produzidas entre 2016 e 2018. As peças inspiradas em elementos orgânicos e artesanais – como tramas, redes, telas, panos, cipós, galhos, cascas, raízes, teias e ninhos – são tapeçarias metálicas finas e delicadas que, colocadas sob a luz, projetam sombras em formas de desenhos, sugerindo movimento e leveza. Os estudos de tramas, cuidadosamente colecionados pela artista, são o ponto de partida para a criação das esculturas de Pele e Sombra.

Magna redesenha essas tramas e as tece digitalmente, trabalhando em seguida o aço carbono com corte a laser. As peças são dobradas e amassadas à mão e expostas às intempéries do tempo, para adquirir textura. Para o curador, mais que o reconhecimento da trajetória artística de Magna Sperb – que trabalha no campo do desenho, da pintura, da fotografia e da escultura –, a exposição propõe a expansão de sua obra. Conhecida no meio da arte e também da arquitetura – Magna prestou assessoria em cor para projetos arquitetônicos durante quinze anos –, a artista retoma a poética da transformação, que caracterizou etapas anteriores da sua pesquisa artística no campo da representação. Clique aqui para ler o texto curatorial.

SERVIÇO

Lançamento do catálogo Magna Sperb/Pele e Sombra
Dia 10 de abril, quarta-feira, a partir das 17h
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre- RS
17h - Visita mediada à exposição com a artista (Galeria Iberê Camargo, 2°andar)
17h30min – Conversa com artistas, com mediação André Venzon, curador da exposição
Magna Sperb / Pele e Sombra (auditório)
18h30min - Lançamento do catálogo e sessão de autógrafos (auditório)

Ficha técnica da publicação:
Título: Magna Sperb / Pele e Sombra
Autores: André Venzon, Paulo Amaral, Renato Rosa, Felipe Caldas e Magna Sperb
Editora: Pubblicato
Projeto gráfico e diagramação: Vitor Rolim Mesquita
Formato: 15 x 21 cm / edição colorida / 64 páginas
ISBN: 978-85-66940-15-2
Investimento: R$ 20,00

Patrocínio
Banrisul
BRDE
Sulgás

Apoio
Tintas Killing
Café do MARGS
Arteplantas
Celulose Riograndense
Oliveira Construções
AAMARGS

Realização
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Localização: Praça da Alfândega, s./n.
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 32272311
Entrada Franca

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.