Jogo educacional Erudito aproxima alunos de Brasil e Colômbia | Universidade Feevale

Jogo educacional Erudito aproxima alunos de Brasil e Colômbia

16/12/2014 - Atualizado 14h22min
Parceria entre universidades dos dois países proporciona a interação entre estudantes de Ensino Fundamental por meio de game online

Game foi jogado de forma simultânea nos dois países

Uma parceria entre a Universidade Feevale, a Universidad Nacional de Colombia - Sede Medellín, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) possibilitou o envolvimento de alunos do Ensino Fundamental de dois países em uma experiência de aprendizagem por meio de um jogo digital. De forma paralela, o game Erudito foi utilizado, entre a metade do primeiro semestre e a metade do segundo semestre de 2014, por três turmas de Ensino Fundamental, uma do Brasil e duas da Colômbia.
 
O Erudito é um jogo online cuja plataforma foi desenvolvida pela equipe do professor Julian Moreno Cadavid, da Colômbia. Nos laboratórios de Games da Universidade Feevale, foi trabalhada a portabilidade do conteúdo em português, os vídeos e a parceria com a escola do Brasil em que foram realizados os testes do game. Participaram dos testes alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, do bairro Rincão, em Novo Hamburgo; na Colômbia, utilizaram o jogo crianças da série correspondente do Colegio Santa Bertilla Boscardin e da Institucion Educativa Julio Cesar Garcia.
 
O Erudito é um tipo de jogo conhecido como Massively Multiplayer Online (MMO). Neste tipo de game, grandes quantidades de jogadores podem jogar simultaneamente, conectados pela internet. Na plataforma do Erudito, podem ser aplicados quaisquer conteúdos. No entanto, o projeto desenvolvido entre os dois países, trabalhou apenas com conteúdo de Matemática, especificamente cálculos envolvendo frações. O principal objetivo foi recriar, interativamente, o processo de ensino/aprendizagem em uma sala de aula virtual, de forma desafiadora, colaborativa e divertida.
 
A história do game se passa em um mundo aberto, no qual o usuário pode construir seu personagem para vencer desafios e coletar recompensas em um mapa. As coletas exibem vídeos educacionais, e os desafios consistem em exercícios com frações, os quais geram pontos que podem ser trocados na lojinha do game por roupas e acessórios para estes avatares. No mapa existem ilhas, separadas por complexidade de conteúdo – uma levando a outra.
 
“O que proporcionou uma ótima experiência educacional é que as crianças do Brasil jogavam no mesmo mapa que as crianças da Colômbia”, diz o professor do curso de Jogos Digitais da Feevale, João Mossmann. “Com a interação entre alunos de dois países, que podiam se conectar ao mesmo tempo, pudemos perceber que o idioma não é uma barreira (os comandos do jogo estão todos em espanhol; o conteúdo didático, em português)”, explica. De acordo com Mossmann, para 2015, a projeção é a elaboração de outros projetos em conjunto com a Universidad Nacional de Colombia, além da aplicação do jogo em outras escolas de Novo Hamburgo.
 
O desenvolvimento do projeto foi realizado em parceria entre Universidad Nacional de Colombia - Sede Medellín, Universidade Feevale, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participaram, na Feevale, acadêmicos do curso de Jogos Digitais, por meio dos Laboratórios de Games, além dos professores Thiago Mendes, João Mossmann e Marta Bez. Da Escola Monteiro Lobato, foram participantes as professoras Cidonia Busatta e Larissa Weyh Monzon. O projeto tem fomento do Colciencias - Departamento Administrativo de Ciencia, Tecnología e Innovación do governo da Colômbia e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), do governo brasileiro.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.