Idosos puderam tirar dúvidas quanto ao uso de plantas medicinais em atividade gratuita | Universidade Feevale

Idosos puderam tirar dúvidas quanto ao uso de plantas medicinais em atividade gratuita

22/08/2018 - Atualizado 13h30min

Capacitação ocorreu na Unidade Morada dos Eucaliptos, em Novo Hamburgo
 
O projeto social Phytos, que integra o programa Promoção do uso racional de medicamentos da Universidade Feevale, realizou uma atividade gratuita para abordar orientações gerais, como modo de preparo, armazenamento e cuidados na utilização de plantas medicinais. A atividade, desenvolvida em conjunto com o grupo Bem Viver e com a farmacêutica Daniela Pinhatti, aconteceu na última terça-feira, dia 21, na Unidade Morada dos Eucaliptos, em Novo Hamburgo.
 
“Os idosos compõem o grupo que mais utiliza as plantas medicinais e trazem muito do conhecimento popular, que são informações importantes para a gente. No entanto, também conseguimos identificar algumas situações em que a utilização das plantas não é feita da melhor forma possível. Então, é sempre importante ressaltar que fazemos uma troca: eles com o conhecimento popular e nós com o que temos de embasamento acadêmico e científico”, disse Bárbara Spaniol, coordenadora do curso de Farmácia e professora participante do projeto.
 
Para a aposentada Maria Peixoto Neves, foi muito educativo participar da atividade. “Aproveitei bastante, pude aprender e tirar dúvidas. Havia chás que eu não conhecia e agora sei o significado e para o que servem”, relatou. Maria Odila Barbosa aproveitou o momento para tirar suas dúvidas. “Achei interessante porque eu aprendi como cuidar dos chás e, também,achei muito legal como elas explicaram as coisas para nós”, falou.
 
 
Sobre o Phytos
O projeto conta com professores, bolsistas e voluntários dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia da Instituição e tem o objetivo de analisar o conhecimento sobre espécies vegetais e fitoterápicos dos participantes das atividades, capacitar a Equipe de Saúde (ES) sobre aspectos relacionados ao uso racional de medicamentos e plantas medicinais, implantar a Farmácia Viva, além de orientar e proporcionar o acesso de fitoterápicos aos beneficiados do projeto. As atividades acontecem na segunda e na terça-feira, das 13h30min às 17h30min, na Unidade de Saúde da Família - USF Petrópolis (Rua Luxemburgo, 1570), em Novo Hamburgo, com atividades pontuais em outras unidades.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.