Gestão ecológica de rios é tema de evento internacional | Universidade Feevale

Gestão ecológica de rios é tema de evento internacional

18/04/2017 - Atualizado 14h02min

Evento será realizado dia 24 de abril, no Feevale Techpark, pela Universidade Feevale e pela University of Southern Denmark

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale, por meio do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental, realizará, juntamente com a University of Southern Denmark, da Dinamarca, um workshop internacional. O evento Plataformas de detecção da qualidade da água para a gestão ecológica de rios urbanos ocorrerá dia 24 de abril, das 9h30min às 16h30min, no auditório do Feevale Techpark (Av. Edgar Hoffmeister, 600, Campo Bom). Gratuita, a atividade tem o objetivo de aproximar as duas universidades e é voltada para professores, alunos e pessoas interessadas nas áreas de qualidade ambiental e engenharias.

Com participação de especialistas brasileiros e dinamarqueses, o evento tratará da colaboração entre a University of Southern Denmark e a Universidade Feevale, na área de desenvolvimento de sensores para monitoramento da qualidade da água. O objetivo será que, no futuro, as duas instituições desenvolvam, de forma colaborativa, uma plataforma para diagnóstico rápido e preciso da água, por meio da aplicação de tecnologia microfluídica. 

O departamento NanoSYD da universidade do dinamarquesa tem amplos conhecimentos no desenvolvimento de dispositivos microfluídicos baseados em laboratório, sobre chip e tecnologias de biosensing. Já a Feevale é especialista no estabelecimento de plataformas urbanas de avaliação da qualidade da água dos rios e planos de gestão para melhorar a qualidade e recuperação da água. Uma rede entre esses parceiros, que pode ser estabelecida em um futuro convênio de cooperação, permitirá a combinação de conhecimentos complementares e o desenvolvimento de sistemas inteligentes integrados para monitoramento dos rios.

Confira a programação (tradução português/inglês disponível):
  • 9h30min: recepção 
  • 10h: abertura
  • 10h15min: Plataformas de detecção: sistemas microfluídicos - detecção de bactérias em amostras fluídicas, com Roana de Oliveira Hansen, da University of Southern Denmark
  • 10h45min: Plataformas de detecção: detecção óptica - detecção plasmônica para controle da qualidade da água, com Jacek Fiutowski, da University of Southern Denmark
  • 11h15min: Plataformas de detecção: cantilever sensing e óptica avançada, com Till Leißner, da University of Southern Denmark
  • 11h45min: intervalo e networking
  • 14h: Gestão ecológica, com José Galizia Tundisi, da Universidade Feevale
  • 15h: Contaminação microbiológica da água no Brasil, com Fernando Rosado Spilki, da Universidade Feevale
  • 16h: sessão interativa
  • 16h30min: coffee break e networking
 
Saiba mais:

Minicurrículo palestrantes - cooperação

Horst-Günter Rubahn: obteve seu doutorado na Universidade de Göttingen. Foi professor visitante na Universidade de Toulouse, e desde 2004 é professor titular da Universityt of Southern Denmark. Ocupa o cargo de diretor do Mads Clausen Institute, em Sønderborg, Dinamarca, e desde 2012, é pró-reitor na faculdade de engenharia. É, também, chefe do câmpus de Sønderborg da University of Southern Denmark e do centro de salas limpas do departamento NanoSYD da mesma universidade. 

José Galizia Tundisi: mestre em Oceanografia pela Universidade de Southampton e doutor em Biologia (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Trabalha em programas de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, e da Universidade Feevale, Rio Grande do Sul. É presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (IEE), membro da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto de Ecologia - Excelência em Ecologia (Alemanha) e foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É especializado em ecologia e limnologia, com ênfase na gestão da recuperação de ecossistemas aquáticos, tendo trabalhado como consultor em 40 países nas áreas de limnologia, gestão de recursos hídricos, recuperação de lagos e reservatórios. 

Roana de Oliveira Hansen: obteve PhD na Universidade do Sul da Dinamarca e é professora associada no departamento NanoSYD, do Instituto Mads Clausen, em Sønderborg, Dinamarca. Ela tem experiência em micro/nanosistemas e novos materiais para detecção e aplicações eletrônicas. Trabalha com biossensores, microfluídicos e sensores ópticos.

Jacek Fiutowski: PhD, professor associado da University of Southern Denmark, chefe do grupo de híbridos Nanophotonic/Plasmonic no Instituto Mads Clausen, em Sønderborg, Dinarmarca. Tem vasta experiência em micro/nano fabricação e em sistemas ópticos e sensores, na supervisão de doutorandos, mestrandos e graduandos e na gestão de projetos. 

Till Leißner: obteve PhD da universidade de Kiel e atua como o professor assistente no departamento NanoSYD da University of Southern Denmark, Instituto de Mads Clausen, em Sønderborg, Dinamarca. Desenvolve pesquisas nos campos de plasmonics, nanophotonics e orgânicos optoeletrônicos, dispositivos com o foco principal na nanofabricação e caracterização óptica.

Palestrante convidado

Fernando Rosado Spilki: possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS, na área de Virologia Animal e doutorado em Genética e Biologia Molecular, área de Microbiologia, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular e coordenador do mestrado em Virologia da Universidade Feevale. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV). Editor da área de Aquatic Sciences do Brazilian Journal of Biology. Atua em projetos nas áreas de virologia animal, humana e ambiental. 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.