Fórum do Comung continua nesta sexta-feira | Universidade Feevale

Fórum do Comung continua nesta sexta-feira

18/09/2014 - Atualizado 17h29min
Encontro debate gestão e inovação no Ensino Superior

A Universidade Feevale sedia nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de setembro, a segunda edição do Fórum de Gestão e Inovação. O evento, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), acontece no auditório do prédio Multicolor, no Câmpus II. A abertura oficial do evento contou com as presenças de Cleber Cristiano Prodanov, secretário de Estado de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE); Ney José Lazzari, reitor da Univates e presidente do Comung; Inajara Vargas Ramos, reitora interina da Universidade Feevale; e Luiz Roberto Liza Curi, sociólogo, doutor em Economia e conselheiro do CNE.

Prodanov, em sua fala, ressaltou a capacidade criadora das universidades comunitárias. “Precisamos trabalhar para que isso retorne para a sociedade. As universidades comunitárias, por estarem inseridas na comunidade, têm a capacidade de realizar esse retorno e, por isso, são grandes parceiras da secretaria”, afirmou. Já Barone citou o importante papel que as universidades comunitárias têm no desenvolvimento do país. “Esses momentos de compartilhamento de experiências, que oportunizam um espaço de reflexão das potencialidades das universidades, têm importância estratégica, pois suas diferentes visões têm muito a contribuir no aperfeiçoamento do sistema educacional”, disse.

O presidente do Comung, Ney José Lazzari, citou dados do Censo da Educação Superior, divulgados na última semana. “Cerca de 60% dos acadêmicos gaúchos estão em universidades comunitárias, o que demonstra a relevância, a importância e a responsabilidade dessas instituições. Eventos como esse (o Fórum) são importantes para que nos reforcemos como grupo e como segmento, e para que possamos mostrar o que é possível de se fazer em Ensino Superior no Brasil”, explicou. Inajara desejou boas-vindas aos presentes. “Que consigamos sair, ao final deste encontro, recarregados, produzindo mais conhecimentos e trabalhando em prol do desenvolvimento no nosso Estado”.

Após as falas oficiais, Luiz Roberto Liza Curi ministrou a palestra Políticas da educação superior. Ele falou sobre como as políticas públicas devem ser definidas pelos processos de avaliação e sobre os desafios da educação superior no país como a agenda do século XXI - aproximar educação, ciência, inovação e tecnologia. “Por meio das avaliações é que são desenvolvidas as políticas públicas para o Ensino Superior, mas muitas vezes essas avaliações não são suficientes, como no caso da EaD. Em 2012, 66% dos municípios brasileiros não possuíam nenhum tipo de oferta de Ensino Superior. Segundo dados do Censo do Ensino Superior, a EaD cresce mais em centros urbanos, quando a avaliação deveria estimular o seu crescimento em áreas de difícil acesso”, explicou. Curi ainda levantou a questão de que a avaliação não deve ser a política pública em si, como acontece no Brasil – ela precisa ser um instrumento para melhorar a educação, e questionou o entendimento dos índices. “O único índice institucional que a sociedade reconhece como fator de avaliação das instituições não faz diferenciação entre as especificidades de uma instituição e outra (falando sobre o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC). Quem necessita saber sobre a educação superior não somos nós, mas quem recebe o Ensino Superior”, disse. 

O Fórum continua durante esta sexta-feira. Confira a programação:
 
- 8h30min: palestra “Tendências na educação”, com Tatiana Klix
 
- 9h45min: palestra “Revolução na educação: como a tecnologia democratiza o acesso à educação de qualidade?”, com Caio Poli
 
- 11h15min: palestra “O papel da filosofia no mundo contemporâneo”, com Terezinha Azerêdo Rios

Sobre o Comung
 
As instituições que formam o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) representam uma rede de educação, ciência e tecnologia que abrange quase todos os municípios do interior do Rio Grande do Sul. No seu conjunto, as instituições congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação, constituindo-se, no maior sistema de educação superior em atuação no Estado.

Veja fotos

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.