Feevale recolhe brinquedos eletrônicos para doar a crianças com dificuldades motoras | Universidade Feevale

Feevale recolhe brinquedos eletrônicos para doar a crianças com dificuldades motoras

Artefatos serão adaptados por meio da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos, em parceria com a UFRGS e o IPL de Leiria, Portugal


Muitas crianças com deficiência possuem grandes dificuldades de coordenação motora, o que as impede de executar um movimento tão simples como o pressionar de um botão. Acionar um brinquedo eletrônico, por exemplo, é uma tarefa que não conseguem realizar sozinhas. Porém, um projeto que a Universidade Feevale está realizando em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, tem o objetivo de tornar o Natal de algumas dessas crianças mais alegre.

A campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos adaptará brinquedos eletrônicos, a fim de que possam se tornar mais acessíveis para crianças com deficiência – prioritariamente física. Hoje, um acionador – espécie de botão de maior tamanho que pode ser pressionado por pessoas com dificuldades motoras – pode chegar a custar R$ 190 no mercado. Por meio da campanha, a Feevale realizará, dia 17 de novembro, um workshop para acadêmicos, profissionais e comunidade interessada, que ensinará a adaptar acionadores simples para brinquedos que, no Natal, serão doados para instituições beneficentes previamente cadastradas no projeto.

Para viabilizar a campanha, a Universidade necessita do auxílio da comunidade e, por isso, aceita a doação de brinquedos movidos a pilha, que possuam um sistema eletrônico simples, para serem adaptados na oficina. As doações serão recebidas de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, no Câmpus II da Feevale. As entregas podem ser feitas até um dia antes da oficina. Os demais materiais para a montagem dos acionadores adaptados serão disponibilizados pelo programa de pós-gradução em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A coordenação da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos na Feevale é da professora Regina Heidrich. Saiba mais:

Doações de brinquedos eletrônicos
Data: até 16 de novembro, de terça a sexta-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), localizado no térreo do prédio Vermelho, Câmpus II 

Workshop adaptação brinquedo/acionador
Data: 17 de novembro
Horário: das 14h às 18h
Local: Oficina Tecnológica da Universidade Feevale, no Câmpus II
Inscrições: enviar e-mail para 1000brinquedos@gmail.com contendo nome, CPF,  telefone, instituição, curso e cidade. As vagas são limitadas

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.