Feevale realizará primeiro censo da população em situação de rua de Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Feevale realizará primeiro censo da população em situação de rua de Novo Hamburgo

Pesquisa será desenvolvida pela Universidade em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município e com o Centro Pop

06/05/2019 - Atualizado 15h28min

A Universidade Feevale lançou a pesquisa População em Situação de Rua de Novo Hamburgo: vivências, demandas e possibilidades de intervenção. O estudo será responsável pelo censo da população em situação de rua de Novo Hamburgo, que será realizado pela Instituição em parceria com o Centro de Referência Especializado na População em Situação de Rua (Centro Pop) e com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) do município.  O lançamento ocorreu na semana passada, na SDS, e contou com entidades da sociedade civil e equipes de políticas públicas que atendem à população em situação de rua da cidade e de São Leopoldo.

A pesquisa será coordenada pela professora e pesquisadora do curso de Psicologia da Feevale, Carmem Regina Giongo, que destaca a importância de um censo voltado a esta população, já que não se sabe o número exato de pessoas que estão nas ruas da cidade. “A pesquisa contribuirá para a construção de políticas públicas em nosso município e será realizada em conjunto com entidades da sociedade civil, serviços públicos municipais e representantes da população em situação de rua. O estudo também é uma estratégia de construção de visibilidade social para estes grupos e garantia de direitos”, disse. A conclusão está prevista para 2020.

Universidade já realiza projeto social para atender pessoas em situação de rua
O projeto social Da Rua Para’Noia atua em parceria com o Centro Pop, buscando garantir o direito à cidadania e os direitos civis, além de debater quesitos da invisibilidade sobre a população em situação de rua na cidade de Novo Hamburgo. As atividades, que também são coordenadas por Carmem, são desenvolvidas nas áreas de Comunicação, Direito, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia.