Feevale é selecionada para programa de doutorado que fomentará projetos em conjunto com empresas | Universidade Feevale

Feevale é selecionada para programa de doutorado que fomentará projetos em conjunto com empresas

Alunos receberão bolsa para pesquisar no parque tecnológico da universidade

A Universidade Feevale foi selecionada para o Programa Doutorado Acadêmico de Inovação (DAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto institucional, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e pela Diretoria de Inovação, em convênio com empresas do Feevale Techpark, disponibilizará cinco bolsas para pesquisa no âmbito do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Instituição. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 29 de março.

Os candidatos selecionados desenvolverão projetos de tese práticos, envolvendo resoluções de problemas reais alinhados às demandas especificadas pelas empresas parceiras da Feevale. Eles deverão se dedicar exclusivamente ao doutorado e, em contrapartida, não pagarão as mensalidades do curso e receberão bolsa de R$ 2,2 mil durante 48 meses, mais recursos de taxa de bancada (para subsidiar outros gastos relacionados à pesquisa) de R$ 394. “Esta é uma grande oportunidade para aproximar a universidade e empresas a partir de projetos de natureza prática, que impactarão o setor produtivo”, avalia o reitor da Feevale, Cleber Prodanov.

O Programa Doutorado Acadêmico para Inovação é uma iniciativa do CNPq com impacto prático no mundo empresarial. Direciona-se a fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições de ciência e tecnologia, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial. No Brasil, 38 instituições foram contempladas com 266 bolsas, sendo 59 distribuídas para dez universidades do Rio Grande do Sul, entre elas a Feevale.

O propósito é contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no país. Outro objetivo do programa é fomentar a convergência e a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento. A expectativa é de que, ao final do curso, os doutorandos gerem, além da produção científica, produtos, processos inovadores ou melhoria de produtos que possam ser aplicados no setor empresarial público ou privado. 

“Editais como este indicam para um caminho promissor de nossas agências de fomento, dando oportunidade e condições para que teses sejam construídas a partir de problemas de nossas empresas”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, João Alcione Sganderla Figueiredo.

A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, destaca que este edital vem ao encontro do movimento de aproximar a universidade e empresas. “Quando submetemos o projeto para o CNPq no ano passado, precisávamos indicar quais empresas receberiam o doutorando. Todas receberam muito bem a proposta”, comenta. “Este período de quatro anos será muito bem aproveitado pelas nossas parceiras, que estão dentro do Feevale Techpark, e pelos os alunos que entrarão no processo.”


Detalhamento dos projetos

Os objetos de estudo foram elaborados de acordo com a demanda das empresas parceiras:

 

Bolsa 1

Empresa parceira: Marina Tecnologia

Linha de pesquisa: Tecnologias e Intervenção Ambiental

Objeto de estudo: desenvolvimento de um laminado (tipo compensado) usando resíduos agrícolas como a casca do arroz e Breu

Orientadora: professora Vanusca Dalosto Jahno

 

Bolsa 2

Empresa parceira: Dublauto Gaúcha

Linha de pesquisa: Tecnologias e Intervenção Ambiental

Objeto de estudo: desenvolvimento e caracterização de sistemas microparticulados para aplicação sustentável na área têxtil

Orientadora: professora Vanusca Dalosto Jahno

 

Bolsa 3

Empresa parceira: Neovech

Linha de pesquisa: Tecnologias e Intervenção Ambiental

Objeto de estudo: desenvolvimento de nanocompostos para aplicação em produtos de bem-estar

Orientadora: professora Vanusca Dalosto Jahno

 

Bolsa 4

Empresa parceira: INOVABiotec

Linha de pesquisa: Diagnóstico Ambiental Integrado

Objeto de estudo: avaliação da influência de desreguladores endócrinos, agentes físicos e hipóxia sobre a regeneração e o potencial de diferenciação de células-tronco mesenquimais

Orientadora: professora Juliane Deise Fleck

 

Bolsa 5

Empresa parceira: FK Biotec

Linha de pesquisa: Diagnóstico Ambiental Integrado

Objeto de estudo: desenvolvimento de composições utilizando larvicida biológico para o combate de insetos transmissores de doenças

Orientador: professor Fernando Rosado Spilki


 

SERVIÇO

Período de inscrição: de 18 a 29 março, até as 22h

Onde: pela internet, por meio do site www.feevale.br/qualidadeambiental

Mais informações: https://feev.as/2b89c88

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.