Feevale desenvolve jogo sobre consciência ambiental para estudantes do Ensino Fundamental | Universidade Feevale

Feevale desenvolve jogo sobre consciência ambiental para estudantes do Ensino Fundamental

06/12/2018 - Atualizado 10h25min

Guardiões das Águas foi testado em escolas municipais de Campo Bom e Novo Hamburgo

O Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da Universidade Feevale desenvolveu o projeto Guardiões das Águas para abordar temas referentes à educação ambiental, como a questão de saneamento básico, a qualidade da água e as tecnologias para tratamento das águas. O jogo foi realizado com fomentos oriundos do edital disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), em 2015. O game está disponível para download gratuito pelo site abaixo.

Iniciado em 2016 e direcionado para alunos do terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental, o jogo propõe ensinar como cuidar dos rios, o uso racional da água e a administração de recursos naturais. O projeto foi testado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Adolfina J. M. Diefenthaler, de Novo Hamburgo, e na EMEF Morada do Sol, de Campo Bom. 

Para o diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), João Batista Mossmann, o game apresenta uma reflexão sobre o saneamento ambiental. “O jogo possibilita a interação dos alunos com a temática, o que, certamente, vai contribuir para mudanças de atitudes e comportamentos em favor de melhorias no meio ambiente, por meio da formação de indivíduos mais conscientes”, disse.

A realização do jogo contou, também, com a participação de especialistas em diferentes áreas, como game designers e pesquisadores de saneamento ambiental, além da empresa Wirklich, residente do Feevale Techpark. 

Sobre o Guardiões das Águas

A água poluída da cidade está transformando as pessoas em Pavunas (monstros que adoram sujeira e poluem os rios) e apenas os heróis Kai e Nina serão capazes de restaurar a qualidade da água. No game, o jogador aprenderá sobre consciência ambiental, uso responsável da água e saneamento ambiental ao longo de seis atividades (minigames) diferentes. Pensado para ser utilizado em sala de aula, o projeto permite que o aluno tenha contato com o conteúdo, tanto em dispositivos móveis, quanto com interações incorporadas, e estimula, assim, o processo cognitivo e auxilia na compreensão de conceitos. Por meio da dupla disponibilização para tablets e computadores ligados a um Kinect, o jogo Guardiões das Águas pretende maximizar o aprendizado da temática de educação em saneamento ambiental.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.