Evento gratuito discutirá tecnologias para o tratamento da água | Universidade Feevale

Evento gratuito discutirá tecnologias para o tratamento da água

01/06/2016 - Atualizado 15h08min
A atividade, que acontecerá dia 6 de junho, apresentará resultados de projeto de pesquisa da Universidade Feevale e terá a participação de uma autoridade internacional na área

A Universidade Feevale realizará, no dia 6 de junho, o evento Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para tratamento de água. Gratuita, a atividade acontecerá, das 14h às 18h, no auditório do prédio Multicolor, no Câmpus II. As palestras serão voltadas a empresários, núcleos de gestão de projetos e transferência de tecnologia de universidades e empresas, acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais de engenharia e meio ambiente e comunidade interessada no assunto.

O evento é uma iniciativa vinculada ao projeto Desenvolvimento de síntese de membranas íon-seletivas e separadores de fluxo para sistemas de eletrodiálise e sua aplicação ao tratamento de água de abastecimento público e efluentes industriais (convênio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES - Fundo Tecnológico - Funtec). Coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a atividade tem por objetivo capacitar o público-alvo sobre pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para tratamento de água, apresentar oportunidades de fomento para projetos de pesquisa oferecidas pelo BNDES e Finep – tanto para universidades como para empresas – e disseminar os resultados obtidos no projeto de pesquisa até momento.

A atividade terá as participações: do professor Gerardo Cifuentes Molina, da Universidad de Santiago do Chile, autoridade na área; da doutoranda Luciana Ely Bacher; dos mestrandos Graciela Machado da Silveira, Joana Farias Corte e Felipe Tiago do Nascimento; do engenheiro do projeto Michel Vinícius Flach; e de representantes do BNDES e Finep. Interessados em participar devem enviar email informando nome completo, nome da empresa em que atuam e telefone para ngpp@feevale.br, até o dia 3 de junho. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/materiais. O evento, que integra a IX Semana do Meio Ambiente da Instituição, é gratuito.

Programa 
14h: abertura 
14h15min: palestra La electrodiálisis reactiva (EDR) en la industria minera del cobre, com o professor Gerardo Cifuentes Molina (Chile)
15h: palestra Oportunidades de fomento para projetos, com representante do BNDES
15h30min: palestra Oportunidades de fomento para projetos, com representante do Finep
16h20min: palestra Processos de separação por membranas aplicados ao tratamento de água para abastecimento público, com Luciana Ely Bacher
16h50min: Apresentação dos trabalhos realizados pela equipe no âmbito do projeto Desenvolvimento de síntese de membranas íon-seletivas e separadores de fluxo para sistemas de eletrodiálise e sua aplicação ao tratamento de água de abastecimento público e efluentes industriais, com Graciela Machado da Silveira, Joana Farias Corte, Felipe Tiago do Nascimento e Michel Vinícius Flach

Apoio
Comitê de Fomento Industrial do Polo (COFIP)
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT)
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Sitel) – Unidade Polo Petroquímico
Hidrodex Engenharia E Perfuração Ltda.
Companhia Municipal de Saneamento (Comusa)

Conheça os ministrantes

Gerardo Cifuentes Molina – mestre e doutor em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Concepción (Chile). Seus estudos de doutoramento foram realizados na Universidade de Concepción e na Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha. É professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica da Universidade de Santiago, no Chile, realizando pesquisas na área de Eletroquímica, Corrosão e Tratamento ILW. No domínio da investigação e desenvolvimento, tem participado como gestor de projeto em nível internacional (principalmente em projetos do governo federal alemão, WUS e GTZ) e nacional, tais como: Fundo Nacional para a Promoção do Desenvolvimento Científico e Tecnologia (Fondef), Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (Fondecyt), Fontec (Corfo) e Departamento de Pesquisa científica e tecnológica da Universidade de Santiago, Chile (DICYT). Muitos desses projetos foram feitos para o desenvolvimento de novas tecnologias na mineração de cobre e ouro no tratamento de efluentes industriais com conteúdo de metal. É consultor especialista do Comitê Técnico Assessor do Presidente da República (CTA) para a com a Organização Mundial de Saúde (OMS) das Nações Unidas, com o objetivo de salvaguardar o cobre na classificação negociações de elementos perigosos em todo o mundo.
 
Luciana Ely Bacher - Engenheira química pela UFRGS, mestre em Qualidade Ambiental pela Unversidade Feevale e doutoranda em Qualidade Ambiental pela mesma Instituição. Bolsista da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), do projeto TEC-Santa-Produtos e Processos: desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento ambiental.
 
Graciela Machado da Silveira - Mestranda em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais pela Universidade Feevale. Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Universidade Feevale e Técnico em Química pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha. Tem experiência na área de Engenharia Química, Qualidade, P&D, Melhoria de Processos, Consultoria e Assessoria.
 
Felipe Tiago do Nascimento - Mestrando em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais pela Universidade Feevale, é graduado em Engenharia Industrial Química pela mesma Instituição e funcionário da Companhia Riograndense de Saneamento.
 
Michel Vinícius Flach - Doutorando em Ciência e Tecnologia dos Materiais (PPGE3M) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes e bacharel em Engenharia Industrial, Habilitação em Engenharia Industrial Química, área de concentração, Desenvolvimento de Matérias-Primas, pela Universidade Feevale. Assistente técnico no projeto Pesquisa e desenvolvimento de síntese de membranas íon-seletivas e separadores de fluxo para sistemas de eletrodiálise e sua aplicação ao tratamento de água de abastecimento público e efluentes industriais, na Universidade Feevale. Pesquisador voluntário em demais projetos de pesquisa que tratam sobre desenvolvimento de materiais e reciclagem de resíduos. Consultor de engenharia pela empresa S&F Engenharia nas áreas Ambiental, Industrial e de Segurança do Trabalho.
 
Joana Farias Corte - Mestranda em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais pela Universidade Feevale. Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela mesma Instituição. Bolsista no projeto Pesquisa e desenvolvimento de síntese de membranas íon-seletivas e separadores de fluxo para sistemas de eletrodiálise e sua aplicação ao tratamento de água de abastecimento público e efluentes industriais, na Universidade Feevale.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.