Estudante de Psicologia vence concurso de poesia | Universidade Feevale

Estudante de Psicologia vence concurso de poesia

Vitória Bauermann Lemos será reconhecida pela Assembleia Legislativa do RS nesta segunda-feira, 27 de novembro


A poesia da acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Feevale, Vitória Bauermann Lemos, foi uma das vencedoras da sétima edição do Prêmio Salvador Célia, que teve o tema Visitação domiciliar: a importância do olhar singular no desenvolvimento da criança. A cerimônia de premiação ocorrerá no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (Praça Mal. Deodoro, 101, Centro Histórico), nesta segunda-feira, 27 de novembro. Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, o prêmio tem o objetivo de reconhecer as práticas de visitadores e agentes Comunitários de Saúde, além de promover a reflexão sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento das crianças.

A estudante cursa o sexto semestre do curso de Psicologia e realiza estágio extracurricular no Primeira Infância Melhor (PIM), que se tornou política pública no país em 2006. “Trabalho na promoção do desenvolvimento integral de crianças desde a gestação até os cinco anos, por meio de visitas domiciliares de uma população que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, explica. Vitória lembra que, na construção da poesia, realizou várias tentativas para encontrar as melhores palavras e rimas, mas considerou suas escolhas pobres e simples, tendo chegado a desistir. Após um tempo, em um feriado e com o prazo de submissão prorrogado, as palavras pareceram “brotar”. “Em dois minutos, a poesia estava pronta e intitulada. Precisei de tempo livre para a criatividade e a pureza surgirem, assim como a liberdade que uma criança precisa para se expressar e ser feliz”, afirma.

Quando Vitória interpretou o resultado a partir de todas as suas vivências no estágio extracurricular, ficou emocionada, pois cada letra fazia sentido. “Trouxe um pouco de forma crítica à ‘coisificação’ da criança, quando elas ficam ‘sem rumo’, trilhando a vida sem casa, sem família, sem saber onde podem estar no outro dia. Sobre a rapidez e o tempo líquido em que vivemos atualmente e que devemos nos lembrar de parar e olhar para nossas crianças. Quando me referi à ‘sacola’, falava sobre o que levo na mochila quando realizo os atendimentos e o que sinto, muitas vezes, pelas crianças. Esse brincar que acontece nos atendimentos não é terapêutico e reparador somente para elas, é para mim também, para minha ‘criança interior’. No final, nos sentimos assim: soltas. Como um laço solto. Rumo a uma infância melhor”, completa.

Confira a poesia:

INF(ÂNSIA)

Ando
Trilho
Andarilho

Depressa
À beça
A(remessa)

Na criança
a esperança
da andança

É o processo
Retrocesso
O pular
do soltar

Volta, olha,
Cuida!
O tempo?
Passa, passarinho

Na sacola
o brinquedo,
o desejo,
o cuidado

Na criança
o medo,
o anseio,
e o reparo

Reparo aqui,
reparo ali
Em mim
e em ti

(Re)paramos
E quando para,
Percebe o laço solto

Não há mais nó
Não há mais dó
Agora só sol
Para iluminar dias
de uma infância melhor.

Sobre o curso de Psicologia
 
No curso de Psicologia da Universidade Feevale forma profissionais que podem trabalhar no desenvolvimento de projetos, coordenação de processos grupais em diversas áreas e contextos, primando por intervenções de caráter interdisciplinar. A matriz curricular inova ao organizar-se em eixos estruturantes, considerando as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo acadêmico.
 
O curso de Psicologia é uma das 50 opções oferecidas pela Universidade Feevale neste vestibular de verão. As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro e a prova acontecerá no dia 26 deste mês. Informações sobre os cursos presenciais e a distância, bem como benefícios e possibilidades de financiamento podem ser obtidas em www.feevale.br/vestibular.

27/11/2017 - Atualizado 13h09min
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.