Curso de Nutrição da Feevale é validado nos Estados Unidos | Universidade Feevale

Curso de Nutrição da Feevale é validado nos Estados Unidos

03/07/2015 - Atualizado 14h32min
Graduada pela universidade reside no país e buscou avaliação para poder atuar em sua área de formação

“Formamos nossos estudantes para que possam atuar em qualquer lugar”. Essa frase é da coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Feevale, professora Cláudia Denicol Winter. Ela se refere à preocupação que a Instituição tem em formar profissionais com as competências e habilidades necessárias para atuação no mercado de trabalho, com formação generalista, espírito crítico e questionador. Prova disso é a validação do curso de Nutrição da Feevale pela Josef Silny & Associates, Inc. International Education Consultants, nos Estados Unidos, como compatível com os cursos de graduação de lá. Trata-se de uma instituição americana que avalia graduações estrangeiras para atestar se são compatíveis com o nível de educação do país. Assim, profissionais formados fora dos Estados Unidos atestam, por meio dessas avaliações, que são aptos a exercerem sua profissão.

O pedido de avaliação foi feito por Umbelina Neves Lourenço, graduada em Nutrição pela Universidade Feevale no ano de 2007 e que, atualmente, reside nos EUA. Ela está em processo de obtenção de sua licença profissional para atuar como nutricionista lá e, para isso, precisou validar seu curso do Brasil. “Submeti todos os meus documentos a essa instituição indicada por eles e o resultado foi essa surpresa maravilhosa, de que o curso que fiz na Feevale é compatível com os cursos de Nutrição daqui, sem que seja necessária nenhuma complementação”, comemora a nutricionista que, depois de formada, atuou de 2008 a 2010 com consultório em Porto Alegre (RS). Desde 2011 residindo no exterior, Umbelina optou pelo curso da Feevale depois de pesquisar em outras universidades. “Minha escolha se deu em função de a Instituição oferecer um currículo atualizado, com foco diversificado, sem tendência a favorecer determinada área da nutrição. Assim, pude explorar bem todas as áreas durante a graduação, para depois escolher qual estaria de acordo com meu perfil”, explica.

Sobre a graduação em Nutrição da Feevale

O curso de Nutrição da Universidade Feevale surgiu no ano 2000 e, desde então, graduou 271 estudantes. Atualmente, 250 alunos estão matriculados nessa graduação, que tem duração de nove semestres. Entre os destaques, a professora Cláudia aponta a parte prática na formação dos profissionais. “Cerca de 20% da graduação em Nutrição é prática, sendo que das 3.325 horas de duração, 675 horas são de estágio curricular, além de todas as disciplinas práticas inclusas no currículo”, detalha. Para que o acadêmico experimente essa abordagem da melhor forma possível, a Instituição conta com uma infraestrutura diferenciada, composta por um Centro de Estudos de Nutrição e Gastronomia, uma Clínica de Nutrição e Enfermagem e três cozinhas experimentais, além de laboratórios de enogastronomia, de anatomia humana, de fisiologia e farmacologia, de morfologia digital, de química, de simulação e de microscopia.

De acordo com a coordenadora do curso, a grade curricular é pensada para que atenda ao que o mercado busca no profissional da área. “Ao montar o currículo dos cursos, a Universidade Feevale tem um olhar que visa atender às diretrizes curriculares nacionais. O objetivo é garantir que os graduados na Instituição sejam profissionais que possuam as competências e habilidades necessárias para atuação no mercado de trabalho”, completa. Disciplinas como Biodisponibilidade de Alimentos, Pesquisa em Nutrição e Consumo Alimentar, por exemplo, abordam temas que estão em discussão e permitem que o acadêmico trabalhe com aquilo que irá encontrar na vida profissional, assim como as demais disciplinas da graduação.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.