Biblioteca do Câmpus II será ampliada | Universidade Feevale

Biblioteca do Câmpus II será ampliada

09/10/2015 - Atualizado 12h29min
Obra permitirá a duplicação do acervo, além de novas salas de estudos em grupo e estações individuais

A Universidade Feevale vem crescendo ano após ano. Desde 2010, quando foi credenciada como Universidade, a Instituição saltou de 16 mil para 19 mil alunos em todos os níveis de ensino. Para acompanhar esse crescimento, um dos principais espaços da Feevale também precisará crescer. A partir deste mês, a biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, localizada no Câmpus II, entrará em obras para sua ampliação.

Ao espaço, que hoje tem 2,5 mil metros quadrados, será incorporado um prédio anexo de 3,5 mil metros quadrados, totalizando seis mil metros quadrados de área útil. O prédio será construído atrás da biblioteca, entre a Oficina Tecnológica e o Núcleo de Práticas Jurídicas.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração da Feevale, Alexandre Zeni, “a ampliação da biblioteca vem atender a uma demanda da comunidade acadêmica e a um ‘pensar o futuro’. A melhoria contribui estrategicamente para o crescimento da Instituição e, principalmente, para a formação de alunos, sendo peça importante na busca da excelência acadêmica para a Universidade Feevale”.

Atualmente, a biblioteca conta com mais de 180 mil itens de acervo, sendo 128 mil somente livros. Com a ampliação, o espaço de acervo será duplicado, podendo comportar até 360 mil itens. “A Feevale pretende qualificar, gradativamente, o acervo das bibliotecas, buscando a excelência na bibliografia básica para todos os cursos, praticamente dobrando a quantidade de exemplares dos títulos indicados no plano de ensino das disciplinas”, explica a coordenadora das bibliotecas da Feevale, Patrícia Valerim.

A administração da biblioteca, que hoje fica no quarto andar, será transferida para o andar térreo, facilitando o acesso do público ao local. Também serão construídas novas salas de estudo em grupo, guarda-volumes e estações individuais de estudos. O acesso aos andares da biblioteca, que hoje é feito, principalmente, pelos elevadores, será direcionado a uma escada central, com layout totalmente aberto.

Após a conclusão do novo prédio, prevista para julho de 2016, o prédio atual da biblioteca será totalmente integrado à nova construção. A integração prevê adequação do layout ao modelo implantado no prédio anexo. As obras de integração dos prédios têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2017. Nesse período, o acervo poderá ser movimentado. Todas as alterações no acervo da biblioteca serão informadas conforme o decorrer das obras.

Durante as obras, haverá alterações nos arredores do prédio Laranja. O estacionamento localizado atrás da biblioteca está fechado e no local está instalado o canteiro de obras. O Núcleo de Práticas Jurídicas e o segundo andar da Oficina Tecnológica podem ser acessados pelo espaço entre os prédios Rosa e Laranja. Já o acesso ao primeiro andar da Oficina Tecnológica se mantém como é hoje.

Pela proximidade do canteiro de obras com o prédio Laranja, os ruídos da construção poderão interferir no silêncio no interior da biblioteca. Sabendo da importância do silêncio para os estudos e leituras, a biblioteca disponibiliza protetores auriculares aos alunos. Os protetores podem ser retirados, gratuitamente, no balcão de atendimento, no primeiro andar da biblioteca.

Ampliação da biblioteca em números

3,5 mil metros quadrados
36 salas de estudos em grupo
216 estações individuais de estudos
R$ 6,6 milhões de investimento somente na construção

Imagens do projeto

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.