Bhio Supply instalará Laboratório de Implantáveis no Feevale Techpark | Universidade Feevale

Bhio Supply instalará Laboratório de Implantáveis no Feevale Techpark

Obra de nova unidade produtiva da empresa conta com investimentos de R$ 3 milhões e deve ser concluída em janeiro de 2017

Fortalecendo ainda mais seu cluster de empresas, o Feevale Techpark receberá, nos próximos meses, mais um importante empreendimento. A Bhio Supply Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos Ltda. está instalando uma nova unidade produtiva na unidade de Campo Bom do parque tecnológico da Universidade Feevale. Com previsão de conclusão para janeiro de 2017, a obra contempla a construção de um novo prédio com 360 m² de área em um lote de 2.500m², e conta com investimentos de cerca de R$ 3 milhões.

A instalação da empresa no parque faz parte da estratégia de transformá-lo em um cluster da saúde no Rio Grande do Sul. “Procuramos atrair empreendimentos dessa área para o Feevale Techpark. A Bhio Supply vai investir em inovação e pesquisa, será uma âncora desse segmento no Parque, além de trazer consigo uma rede de empresas que atuam no mesmo sentido”, afirma o pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov. Já Alexandre Peteffi, gestor do Feevale Techpark, reitera o comprometimento do Parque com a economia local. “O projeto da Bhio Supply no Feevale Techpark reforça nosso posicionamento como ator importante no desenvolvimento do cluster gaúcho de tecnologias para a saúde. Também é mais um passo na busca da diversificação da matriz econômica da região”, aponta.

No lote 8 do Feevale Techpark, está sendo construído o novo Laboratório de Implantáveis da empresa. O prédio, de três andares, abrigará uma sala limpa com ISO Classe 7 – classificação para ambientes com diferentes graus de assepsia, necessária para indústrias dos ramos farmacêutico, veterinário, microeletrônico, espacial, entre outras - para a produção de clips hemostáticos e de stents de vias aéreas, entre outros produtos que necessitam desse ambiente limpo para sua manufatura. No local, também funcionará uma unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Bhio PDI).

“O ambiente de inovação, marca do Feevale Techpark, foi determinante para a escolha do local que abrigará nossa nova sede. Buscávamos um lugar onde tivéssemos incentivos e parceiros focados na inovação e o parque tecnológico da Universidade Feevale atendeu a todas as nossas expectativas”, afirma o diretor geral da Bhio Supply, Marcelo Saraiva. 

A construção da nova unidade produtiva da empresa conta com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e é a parte inicial do Projeto Bhio2, que em médio prazo abrigará uma grande área de produção de equipamentos médico-hospitalares. “A notória consolidação do Feevale Techpark, o apoio de seus gestores e a próxima instalação de extensões universitárias da área da saúde asseguram um ambiente favorável para a Bhio Supply. O parque permitirá, com a inteligência que aí se instala, o surgimento de ambiente ideal para o desenvolvimento científico-tecnológico que é nossa matéria-prima para atender o setor médico cirúrgico”, acrescenta Saraiva.

 
Bhio Supply
 
A Bhio Supply Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos Ltda. foi inicialmente fundada em 1993 para a produção de equipamentos e acessórios de oxigenoterapia. Em maio de 2006 recebeu nova constituição acionária, quando adotou a denominação atual de Bhio Supply. A visão moderna e o aporte de recursos impulsionaram a implantação de extensa linha de fabricação de instrumentais e equipamentos médico-hospitalares em uma nova planta industrial, localizada em Esteio. Com 1.200m2 para os mais de 35 colaboradores - projetistas, técnicos e administração - a planta da Bhio Supply abriga operatrizes e ferramentas de alta tecnologia que produzem cerca de 70 mil peças anuais. A Bhio foi destacada como “Campeã da Inovação” em três anos consecutivos: 2013, 2014 e 2015.
 
 
Cluster da Saúde no RS 
 
A Universidade Feevale e o Feevale Techpark assinaram, em 2015, um termo de cooperação envolvendo 44 entidades e o Governo do Estado para o estabelecimento do cluster de tecnologias para a área de saúde no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar os indicadores de saúde da população, o acordo prevê parceria entre o órgão e universidades, hospitais, empresas, prefeituras, planos de saúde, associações empresariais e setoriais, instituições de apoio, parques tecnológicos e arranjos produtivos locais. A iniciativa conta com a parceria do Medical Valley, da Alemanha, um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo daquele país, orientados a gerar economia por meio da inovação tecnológica.

 
O Medical Valley
 
O Programa Cluster de Tecnologias para a Saúde RS conta com o apoio do Medical Valley, da Alemanha, com quem o Governo do Estado firmou protocolo em maio deste ano. Trata-se de um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia por meio da inovação tecnológica. Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O programa gaúcho prevê a participação de indústrias, universidades, parques tecnológicos, centro de pesquisas, hospitais e o governo estadual. Além do Brasil, o cluster do Medical Valley está trabalhando sua internacionalização na China e nos Estados Unidos.

06/09/2016 - Atualizado 15h12min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.