Aula conjunta entre os cursos de Direito e Medicina traz novas perspectivas sobre o ensino | Universidade Feevale

Aula conjunta entre os cursos de Direito e Medicina traz novas perspectivas sobre o ensino

24/04/2019 - Atualizado 16h22min

Pela primeira vez, a Universidade Feevale realizará uma aula conjunta entre os cursos de Direito e Medicina. A atividade, organizada pelas disciplinas de Bioética e Biodireito e de Conhecimentos Biofuncionais III, além da área de Fisiologia, ocorrerá nesta quinta-feira, 25 de abril, das 9h15min às 10h30min, na sala 103 do prédio Branco, localizado no Câmpus II da Instituição.

O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma abordagem pedagógica multidisciplinar do conhecimento, levando até eles um caso real, ligado à neurociência. É o que explica Gilberto Sanvitto, professor do curso de Medicina da Universidade Feevale. “Essa aula, ministrada para o curso de Medicina e compartilhada com alunos do curso de Direito, visa propiciar aos acadêmicos de ambos os cursos a visão científica do caso de Phineas Gage -  mudança de personalidade causada por lesão cerebral - e a visão humanista, ético e legal das consequências dessa situação. Permitirá a nós todos uma reflexão sobre a possível interação das influências de aspectos socioculturais sobre o desenvolvimento do sistema nervoso que podem culminar em comportamento agressivo e criminalidade na idade adulta”, afirma.

Marcia Santana Fernandes, professora do Curso de Direito da Instituição, destaca, também, que esse encontro tem o intuito de demonstrar que áreas diferentes podem se complementar e trabalhar em conjunto quando se tem o mesmo propósito. “Inúmeros são os pontos de interação entre o Direito e a Medicina, a começar pelo respeito à pessoa como ponto de integração primordial entre essas duas áreas. Outro aspecto é no sentido da vulnerabilidade, tanto dos pacientes como das pessoas que necessitam do apoio jurídico. O respeito, a confidencialidade, a privacidade e a integridade física são alguns dos tópicos de interação entre essas duas áreas muito importantes para a vida em sociedade”, afirma.

Essa será uma experiência inovadora que, no primeiro momento, reunirá duas turmas, como uma forma de experimentação para que possa ser replicada e ampliada em projetos de ensino, pesquisa e extensão de interesse institucional. Assim, a atividade servirá de apoio como piloto para a prática de integração de diferentes conhecimentos na Universidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.