Aproximação com a Finlândia: Feevale e Hamk compartilham aulas a distância | Universidade Feevale

Aproximação com a Finlândia: Feevale e Hamk compartilham aulas a distância

06/09/2019 - Atualizado 09/09/2019 09h40min

Brasil e Finlândia

Atividades ocorrem nos dias 9, 10 e 12 de setembro

Na semana que vem, professores da Universidade Feevale realizarão aulas a distância com a Häme University of Applied Sciences (HAMK), da Finlândia. Intitulada IPSmart (edição piloto), a atividade, no Brasil, será ministrada em inglês, focada em desenvolvimento de concepts de design para robôs de aplicação doméstica e tecnologias vestíveis. A videoconferência ocorrerá no Câmpus II da Instituição, nos dias 9, 10 e 12 de setembro, das 8h às 11h, para que possa ser acompanhada por estudantes da Hamk, orientados pelo docente Timo Karppinen, em Riihimaki (cidade finlandesa).

A aula será realizada pelo professor da Instituição, André Conti. “O modelo que estamos construindo deve servir de base para edições futuras, tendo a Feevale como a referência para a parte de Design, não apenas com o desenvolvimento dos concepts, mas também na construção dos produtos na oficina tecnológica e no Design Factory, com a Hamk conduzindo a implementação da engenharia”, diz.

A proposta é que os alunos da instituição finlandesa possam desenvolver a parte da engenharia, visto que os estudantes da Finlândia têm esse espaço nas disciplinas do curso. O professor Karppinen pretende visitar a Feevale e trazer os dispositivos necessários para fazer as aulas no Brasil. Participam estudantes dos cursos de Design e Engenharia Eletrônica da Feevale e alunos de Engenharia Eletrônica da universidade finlandesa.

Cooperação internacional

A cooperação entre a Universidade Feevale e a Hamk foi estabelecida por meio de um convênio firmado em 2006 e, desde lá, tem desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, na pesquisa e na extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países. O convênio com a instituição finlandesa e a VIA University College, Dinamarca, evoluiu para uma aliança estratégica. O novo convênio, firmado em 2016, deu início ao acordo trilateral Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que tem o objetivo de ampliar ações para educação internacional, integrando grupos de pesquisa e internacionalizando empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.