Apresentadas as áreas temáticas para a Consulta Popular 2019 na região do Vale do Rio dos Sinos | Universidade Feevale

Apresentadas as áreas temáticas para a Consulta Popular 2019 na região do Vale do Rio dos Sinos

15/08/2019 - Atualizado 20h54min

Consinos


Assembleia Pública Regional do Consinos aconteceu nesta terça-feira

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos - Consinos realizou, nesta terça-feira, 13 de agosto, a primeira etapa do processo da Consulta Popular 2019 – Orçamento Estadual 2020. A Assembleia Pública Regional do Consinos aconteceu no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Universidade Feevale.

Durante o evento, foi desencadeado formalmente o processo da Consulta Popular 2019 pelo Consinos e pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes e as áreas temáticas da Consulta, o caderno de diretrizes, bem como realizada a composição da Comissão Regional da Consulta Popular 2018, formada por nove representantes.

O valor total para a Consulta Popular 2019/2020 é de R$ 20 milhões para todo o Estado do RS e, para o Consinos, totaliza R$ 742.857,14. Foram definidos o número de três (3) projetos para composição da Cédula de Votação da Consulta Popular 2019 do Consinos, e um (1) projeto eleito com valor de 100%. O caderno de diretrizes apresentado está disponível no site do Consinos, na aba Documentos.

As áreas temáticas que integram o caderno de diretrizes foram focadas em sete (7) projetos do Planejamento Estratégico do Consinos 2015-2030, os quais serão discutidos nas Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais (segunda etapa do processo) até dia 20 do corrente mês:

  • Revitalização de parques, praças e áreas histórico-culturais da região.
  • Desenvolvimento da economia ambiental e agricultura familiar e orgânica.
  • Criação do Escritório do Investidor do Consinos, proporcionando o aumento da competitividade de empresas estabelecidas na região.
  • Desenvolvimento de programas de incentivo para a indústria do Turismo aproveitando os potenciais regionais.
  • Ampliação e implantação de ações para o desenvolvimento da agroindústria e aumento da produção de alimentos orgânicos.
  • Desenvolvimento da Economia popular solidária com o estímulo à formalidade.
  • Ampliação do sistema de coleta seletiva de lixo, promovendo os programas municipais de gestão de resíduos.

Saiba mais


Os valores dos projetos, que são compostos por produtos, serão adequados ao recurso do Consinos para esta Consulta Popular 2019/2020. Os projetos eleitos nas Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais serão levados à Assembleia Regional Ampliada do Consinos, terceira etapa do processo, que ocorrerá no dia 21 de agosto, na Universidade Feevale.

A votação da Consulta Popular 2019 ocorrerá em todo o Estado do RS nos dias 4, 5 e 6 de setembro, com voto somente em meio eletrônico (on-line: vota.rs.gov.br, off-line e via SMS). Na oportunidade, a população elegerá os principais projetos de sua região.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.