Acadêmicos fabricam e doam brinquedos | Universidade Feevale

Acadêmicos fabricam e doam brinquedos

06/07/2015 - Atualizado 15h02min

As crianças atendidas pela Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança receberam presentes muito especiais neste sábado, dia 4 de julho. Acadêmicos das disciplinas Projeto de Fábrica e Gestão da Produção Aplicada, dos cursos de Engenharia de Produção e Gestão da Produção Industrial, respectivamente, tiveram a experiência real, durante esse semestre, de projetar uma fábrica. Utilizando a madeira como matéria-prima, os estudantes produziram brinquedos, que foram doados às crianças atendidas pela AMO Criança neste sábado, na sede da associação, em Novo Hamburgo.

Orientados pelos professores Felipe Menezes e Ariel Peixoto Possebon, os acadêmicos trabalharam sob os princípios das metodologias ativas, em que o aluno é o agente da sua própria aprendizagem. Assim, tiveram de aprender sobre o produto escolhido, qual o processo de fabricação, quais os custos, qual matéria-prima e mão de obra utilizada, qual o layout da fábrica, qual o tempo de fabricação, entre todos os aspectos da produção de um artigo viável comercialmente. As aulas aconteceram na Oficina de Design, localizada na sala 112 da Oficina Tecnológica, no Câmpus II, local que possui toda a estrutura de uma fábrica. As matérias-primas utilizadas vieram de doações das sobras das indústrias da região, além de excedentes da própria Universidade.
 
De acordo com o professor Felipe Menezes, a metodologia ativa favorece o trabalho em equipe, a autonomia e a possibilidade de o aluno contribuir com a sua experiência prévia, ou seja, aquela que ele traz do mercado para a sala de aula. Em uma aula expositiva, ao aluno cabe apenas receber o conteúdo e cumprir tarefas, mas com a metodologia ativa, ele toma a iniciativa e constrói o próprio conhecimento. Além disso, o fato de o aprendizado dos alunos resultar em uma ação social e favorecendo a sustentabilidade, pelo uso de material reaproveitado, incute significado a todo o projeto. 
 
“Na metodologia ativa, o professor precisa ter uma postura diferente, entender que não sabe tudo e que está ali para ajudar, o que faz com que a preparação prévia para as aulas seja muito mais trabalhosa que nos métodos convencionais de ensino. No terceiro semestre de experiência, posso dizer que nenhum deles foi igual, pois estamos sempre aperfeiçoando o conteúdo conforme as dúvidas e necessidades que vão surgindo, o que também faz com que o professor acabe aprendendo com o aluno”, diz Menezes.

Confira alguns depoimentos de quem participou da ação:

 “Esse tipo de ação constitui um bem que não é possível dimensionar. Ficamos muito agradecidos por todo o carinho que nos é passado por meio dessa iniciativa que, além de colocar um sorriso no rosto de nossas crianças, ainda mostra que a Universidade está, de fato, próxima a comunidade onde está inserida. Outro ponto importante é o reflexo que essa doação terá em nossas finanças, pois fazemos anualmente investimentos em brinquedos lúdicos para as crianças e, recebendo esse presente, é uma verba que poderá ser investida em outra necessidade. Se pudesse dar uma nota aos alunos que desenvolveram esses brinquedos, certamente seria mil.” 
Carla Rosana da Silva, gerente administrativa da AMO 

 “Nos sentimos honrados por sermos a ONG escolhida pela Feevale para receber esse presente. Entendemos que são brinquedos lúdicos que desenvolvem diferentes aspectos do desenvolvimento, mas a felicidade nos olhos dessas crianças não tem preço. Muitas estão passando por momentos delicados em função da doença, e esse tipo de acontecimento acaba transportando elas para outra realidade, mais alegre e cheia de cor. Isso é o mais gratificante. Também sabemos que o aluno da universidade, além de adquirir conhecimento técnico em função do trabalho, acaba se envolvendo emocionalmente também. Somos muito gratos.”
Raquel Theobald, professora de Educação Física da AMO 

 “Foi um projeto bastante desafiador. Quando recebemos essa missão, já sabíamos para quem seriam doados os brinquedos. Fizemos tudo, desde concepção, estudo da viabilidade até vir aqui realizar a entrega. Além do conhecimento acadêmico adquirido, é um ganho indescritível presenciar este momento. Todo o trabalho que tivemos valeu a pena, quando presenciamos a euforia e satisfação das crianças.”
Leandro Ferreira, acadêmico de Gestão da Produção

Veja fotos

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.