Acadêmico desenvolve aplicativo que monitora buracos em vias públicas | Universidade Feevale

Acadêmico desenvolve aplicativo que monitora buracos em vias públicas

09/12/2016 - Atualizado 12h17min
Carlos Eduardo Liedtke Borges, que se forma em Ciência da Computação, apresentará seu projeto na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Uma reclamação constante dos motoristas é a má qualidade das vias públicas. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte - CNT de Rodovias 2014 - 15,5% das rodovias gaúchas estão em condições ruins ou péssimas. Ainda conforme a pesquisa, os defeitos e irregularidades nas vias públicas impactam diretamente nos valores gastos com manutenção, consumo de combustível e pneus dos veículos. 
 
Para ajudar a reverter essa situação, Carlos Eduardo Liedtke Borges, graduando em Ciências da Computação pela Feevale, junto com seu amigo Bruno Klein, desenvolveu o aplicativo Buracos Monitor. A ferramenta consiste de um sistema colaborativo que permite aos usuários cadastrarem a localização de buracos e imperfeições nas vias/ruas das cidades. Com o Buracos Monitor, também é possível emitir um alerta sonoro no smartphone dos usuários caso eles se aproximem de alguma marcação cadastrada no sistema. Essa função visa diminuir os índices de acidentes ou danos materiais causados por buracos.
 
Segundo Borges, o objetivo do Buracos Monitor é, com as informações em mãos, levá-las até as prefeituras responsáveis, por meio do portal web, para que a manutenção das ruas aconteça de uma maneira mais rápida e eficiente. O graduando fará, na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, às 14h, uma apresentação do projeto na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.
 
O aplicativo já teve mais de 2500 downloads e, até o momento, possuí cerca de três mil buracos cadastrados em 240 cidades, 24 estados, 813 bairros e 1802 ruas do País. O Buracos Monitor está disponível para download gratuito na loja de aplicativos Google Play. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto: www.buracosmonitor.com.br.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.